terça-feira, 7 de abril de 2009

Portfólio Acadêmico


O QUE É PORTFÓLIO?

É um instrumento pedagógico de indentificação da qualidade do ensino aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor. Consiste nos trabalhos que estão em andamento, que são uma lista de trabalhos de um profissional ou estudante.Tem como objetivo de fazer uma reflexão critica sobre o processo acadêmico visando a melhoria de competências,atitudes ou conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica.

ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO

Termo de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimenal.

FUNÇÃO DO PORTFÓLIO

É um diário de aprendizagem onde registramos,constantemente, a partir da pesquisa , uma seleção de amostras do nosso trabalho,nossas dúvidas e nossas conquistas.Reunindo todos os documentos relevantes para a avaliação do desempenho,podendo estabelecer uma estreita relação com a historia e a trajetória do desenvolvimento profissional.O portfólio ainda permite que os estudantes possa ter uma análise comparativa quando aprecia portólio de outros estudantes,colegas ou não da jornada acadêmica.
Com o Portfólio o professor passa a ter um diálogo com cada aluno de forma individualizada,pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, sendo assim uma forma de valida a aprendizagem de conhecimentos atráves do Portfólio.

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO

* Obter Conhecimento dos assuntos especifícos;
* Levar o aluno ao universo de pesquisa;
* Demostrar o aprendizado adquirido no decorrer do semestre;
* Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado avaliado pelo professor;


ESTRUTURA DO PORTFÓLIO

Normalmente tem uma estrutura próxima da que se segue:Capa, Índice, Introdução, Desenvolvimento pessoal, Desenvolvimento social, Desenvolvimento académico, Conclusão e Anexos.No portfólio Acadêmico é possível postar coletânea de aulas,trabalhos,provas,exercícios e informações atuais,anotacões que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno.Desta forma irá refletir o ritmo e a direção do seu crescimento.

VANTAGENS DO PORTFÓLIO

* Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizaçõe;
* Desenvolve o senso de colaboração e ajuda mútua entre o grupo de formação acadêmica;
* Permite a Instituião de ensino uma avaliação mais dinâmica do processo de ensino e aprendizagem produzido,por ela e seus profissionais,com foco nas competências estabelecidas e o atendimento do mercado profissional onde está inserida.
* O aluno terá uma visão mais ampla de seu aprendizado,de forma mais intensa quando a elaboração de seu portfólio acadêmico individual.

7 comentários:

  1. Olá!

    meu nome é Kelly e sou estudante do curso de Pedagogia e tenho que fazer um portfólio de uma disciplina e queria fazer um Blog, será que estaria certo, é sobre avaliação sistemica, gostaria de uma sugestão sua, adorei suas informações.

    Agradeço e aguardo,

    kellyteles@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. valeu!! me ajudou a criar uma nova idéia!!beijos. sou estudante de pedagogia e estou elaborando o meu primeior portfólio.
    muito garta!!
    roseli
    liliborba41@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dayse ... adorei as informações postadas em seu blog sobre portfolio academico. Sou formada em mkt, e estou nesse momento " cuidando de minha familia", é uma nova experiencia, me ofereceram como alternativa a criação de portfolios, gostaria que me desse algumas sugestões ... vc sabe quanto custa? Meu email vivi1mattos@yahoo.com.br
    Grata
    Vivi Mattos

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA QUERIDA, SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, SUAS INFORMAÇÕES FORAM DE MUITA RELEVÂNCIA PARA A CONTRUÇÃO DO MEU PORTFÓLIO.
    NÓLIA PEIXINHO..

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, ainda mais que estou fazendo um curso à distância e me pediram como tarefa fazer um portfólio acadêmico e não sabia nem por onde começar
    Agora, pelo menos, já tenho uma ideia para dar o primeiro passo.
    Obrigado
    Francisco Garcia

    ResponderExcluir
  7. Estudante, me foi pedido que fizesse um portfolio de Nocoes basicas de Economia e Gestao afinal é a primeira vez que me pedem pra elaborar um portofolio, a informacao me foi muito util.obrigado.
    Emídio Maria

    ResponderExcluir