terça-feira, 24 de março de 2009

Comunicação e Negociação Empresarial

“A comunicação eficaz está sendo considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais. Esta ferramenta torna-se fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial eficaz nas corporações”.

A comunicação, desde os primórdios, é uma ferramenta que integra as pessoas e as diversas atividades realizadas diariamente, principalmente nas empresas. E hoje, diante das exigências do mundo dos negócios, é fundamental que ela ocorra de forma alinhada e eficaz, ocasionando uma verdadeira revolução nas organizações em todo o mundo.


O que é Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial caracteriza-se como um conjunto de atividades e estratégias de comunicação de uma certa empresa. Passa por múltiplas perspectivas conceituais de várias ciências. É uma atividade transdisciplinar, que envolve métodos, técnicas e profissionais de áreas afins, dentre elas, relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, publicidade, propaganda, editoração, identidade visual, promoções, pesquisa, marketing e, mais recentemente, a contribuição da fonoaudiologia. No ambiente empresarial existe um ciclo de transmissão de informações e mensagens, que é um fenômeno capaz de gerar influências.

Qual é a importância da comunicação empresarial para o desenvolvimento das empresas?

Nos últimos anos, a comunicação tem sido considerada a principal ferramenta estratégica das relações profissionais e sociais. No ambiente corporativo, a comunicação eficaz é fundamental, pois exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas. É por meio do processo comunicacional, que gestores e empresários exercem as funções de planejamento, organização, liderança e controle das ações e operações envolvidas, influenciando os clientes externos e internos. É com a comunicação corporativa que a empresa transmite informações sobre seus produtos, mercadorias e serviços.

Quais são as ações mais importantes que integram a comunicação empresarial e como elas podem ajudar na imagem das empresas?

Em primeiro lugar, podemos citar a comunicação pessoal e interindividual como fator preponderante, pois por meio de uma performance comunicacional eficaz, podemos promover relacionamentos satisfatórios, feed back adequado sobre a ação do outro, contatos interdepartamentos, facilitar a negociação, administrar conflitos, realizar apresentações de produtos e serviços etc. Nós somos a imagem da empresa (independente do cargo ou função). Temos os MCM (Meios de Comunicação de Massa) que veiculam informações e mensagens para uma comunidade heterogênea. De acordo com o uso, a apresentação e a organização destas informações, podemos interferir positivamente ou negativamente na imagem corporativa. É importante ressaltar que o adequado sistema de comunicação interna e externa contribui para a eficiência e eficácia da empresa.
Outro fator é a adequação e aproveitamento eficaz dos canais mais utilizados para a comunicação, dentre eles: canais visuais (instruções e ordens escritas, circulares, quadros de avisos, revistas, jornais, boletins, e-mail etc); auditivos (conversas, entrevistas, reuniões, ordenação e delegação de tarefas, uso do telefone, intercomunicadores etc) e audiovisuais (filmes institucionais, demonstrações e apresentações, televisão etc). Temos também os departamentos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing e Fonoaudiologia Empresarial.

Há consciência por parte das empresas a respeito do assunto?

A maioria das empresas tem observado e acompanhado as novas tendências do diferencial competitivo. Nos últimos tempos, o funcionário ganha real importância (endomarketing), assim como o atendimento ao cliente com qualidade. Com as grandes mudanças no mercado de trabalho, no mundo dos negócios e a competitividade, empresas envolvidas com o desenvolvimento tecnológico contínuo, aprimoramento e aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, organizam estratégias de comunicação para melhor atender seus clientes internos e externos. Muitas delas contratam profissionais de áreas afins para compor o Departamento de Comunicação (relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade, marketing, fonoaudiologia empresarial etc).

A maioria dos profissionais, independente da área de atuação, tem uma certa dificuldade em entender o funcionamento e os resultados da comunicação empresarial. O que deve ser feito pelo mercado para que isso mude?

Como já se sabe, é importante ressaltar que não há nenhuma ação sem comunicação. Dessa forma, todos os relacionamentos e ações estão permeados pela comunicação eficaz (comunicação visual, escrita e oral). Com o advento da ISO 9000 e a implementação do Programa de Qualidade, observa-se que nos últimos anos a comunicação empresarial ganhou relevância, pois para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços é necessário um programa de comunicação integrada. Neste sentido, podemos relatar que a comunicação interindividual e empresarial são fatores primordiais para o avanço tecnológico e sucesso da empresa. Assim, a sinergia na comunicação implica: diminuição de custos, maior rapidez nas respostas, aproveitamento dos canais e veículos de comunicação, melhor organização de materiais para comunicação interna e externa. Segundo Francis Bacon, conhecimento é poder. Posso dizer que é poder em potencial, pois se não puder ser transmitido de maneira adequada é como um baú cheio de moedas de ouro no fundo do mar, onde ninguém pode alcançar. Com este exemplo, podemos refletir sobre a grande importância da comunicação pessoal e empresarial no nosso dia-a-dia.




Fonte :http://portal.ibta.com.br/

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